Projeto Biodiesel

A partir de 2003 a Proenco Brasil, vem conduzindo um projeto internacional integrado, para a produção de óleos vegetais, ração animal e produção de biodiesel e glicerina, tendo iniciado desde então, com capital próprio, a pesquisa em diversas regiões brasileiras da adaptabilidade de genótipos de girassol e de pinhão manso, em convênio com importantes instituições de pesquisa. Os estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto foram realizados e as tecnologias de produção de óleos vegetais e de biodiesel foram selecionadas.

O projeto esta atualmente em fase de estudos para a implantação na Região Norte da sua primeira etapa, com estudos de adaptabilidade agronômica do Pinhão Manso, de logística regional e do estabelecimento de cooperativas para a produção e tratamento dos grãos, visando a construção de uma unidade de produção de óleos vegetais , com expectativa de produção em quatro anos de 100.000 toneladas/ano . O investimento inicial desde projeto é de U$ 100 milhões (cem milhões de dólares).

Energia Eólica.

A Proenco constituiu na Áustria, com a Carbon Projektentwicklung GmbH, a Northeast Brasilian Wind Power GmbH. Essa associação estratégica, permitiu a obtenção de recursos e a aquisição do Know-how necessário aos investimentos e ao desenvolvimento de projetos para a produção de energia elétrica a partir de fontes eólicas no Brasil. Atualmente está em desenvolvimento, o projeto de um parque eólico no Ceará com capacidade de 600 MWatts e com um investimento aproximado de EUR 1 bilhão (hum bilhão de Euros).

Energias da Biomassa

A Proenco Brasil, está iniciando os estudos para o desenvolvimento de um projeto agro-energético no estado do Pará, para a plantação de capim-elefante para a produção de biomassa que servirá de energético principalmente a indústria siderúrgica. Este projeto deverá ser parcialmente financiado pelo grupo Azamer da Áustria. Outro projeto em início de estudos é o de produção de biomassa a partir de algas. Ambos projetos contarão com projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo ou similares desenvolvidos pela Carbon Climate Protection e com os créditos de carbono derivados com compra garantida pela RWE, maior empresa alemã de geração de energia elétrica.

Eficiencia energética

A Proenco Brasil, está desenvolvendo o Projeto Turbo-Eco (MR) com tecnologia própria e já com protótipo testado com excelentes resultados. Trata-se de uma inovação tecnológica que reduz as emissões atmosférica de gases do Efeito Estufa, portanto elegível como Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, produzindo uma economia expressiva no consumo de combustíveis e de biocombustíveis em motores à ciclo Diesel e ciclo Otto. O Projeto foca a melhoria da eficiência energética em Grupos Geradores. A Proenco Brasil está promovendo os testes de desempenho de um catalisador organo-metálico para combustíveis de patente americana , com resultados em todo mundo da ordem de 6 a 10% de redução no consumo de combustíveis. Este catalisador é uma inovação tecnológica e será testado em conjunto com o sistema Turbo_Eco, onde pretendemos potencializar os efeitos de redução de consumo e das emissões atmosféricas.